Erechim - Guia Erechim - Clicou. Achou.

Monumentos Erechim

Pequeno JornaleiroNo centro da cidade, na Praça da Bandeira, podemos encontrar o busto e a Carta Testamento de Getúlio Vargas, inaugurados em 1955; e também o painel em homenagem ao Colono, com 8,50m por 12,50m. Subindo a Av. Maurício Cardoso, no primeiro canteiro estão o monumento ao Colono, inaugurado no ano de 1953, na 3ª Festa Nacional do Trigo; o Obelisco em homenagem ao 1º Centenário da Independência do Brasil; logo em seguida o busto do fundador do Rotary Clube Internacional, Paul Percy Haary; no final do primeiro canteiro encontra-se a placa comemorativa ao XV Aniversário da Fundação do Rotary em nossa cidade. No coração da avenida esta o monumento ao Pequeno Jornaleiro, que completa em 2007, 55 anos, a obra do escultor italiano Matheus Toniette, foi uma doação ao município, feita pela senhora Gelsomina Carraro; seguindo em direção ao Viaduto Rubem Berta, esta o busto em homenagem a Tiradentes, a obra foi doada por um grupo de odontólogos, na semana do município de 1950.
monumento ao ColonoMais adiante na Praça Boleslau Skorupski, encontra-se o Carro de Combate X1, conhecido como “Perereca”, doado pelo Exército através da 10ª CSM – Circunscrição do Serviço Militar, em homenagem aos 25 anos da Associação dos Reservistas de Erechim, em 24 de abril de 2005. Na Praça Júlio de Castilhos esta o monumento a Bíblia, com a tábua dos 10 mandamentos e o Salmo 119, nesta mesma praça é feita uma homenagem, através de uma placa, a primeira casa com madeira cerrada construída no município, pelo casal Antenor e Catarina Pedrollo.
Passando o Viaduto Rubem Berta, chegamos a Praça dos Imigrantes, com os bustos em homenagem aos pioneiros Attílio Assoni, Bórtolo Balvedi, João Massignan, João Carlon e Adan Cichocki; no local também podemos observar outra placa, que ostenta em relevo, a figura de uma mão, que foi doado pela Sociedade Rui Barbosa, em homenagem aos imigrantes polonesespoloneses da região.
No largo da Praça Jaime Lago, esta localizado um dos mais belos monumento da cidade, trata-se da escultura “À Mãe”, erguida no ano internacional da mulher 1975/1976; ainda podemos encontrar nas imediações desta praça o avião North American T-6, utilizado por muitos anos pela esquadrilha da fumaça, e que foi trazido para Erechim na década de 70, e a placa em homenagem à arvore, de 1985.
No Seminário Nossa Senhora de Fátima esta localizado o monumento erguido em homenagem a Nossa Senhora, no ano de 1956, por ocasião da inauguração do seminário, pelo presidente da república Jucelino Kubitchek.

indicar Guia Erechim
contribuir Guia Erechim
contato

telefones